8 livros que vão virar filme em 2012

30 de maio de 2012

Além de O Grande Gatsby e Jogos Vorazes, muitos outros filmes que vão estrear (ou já estrearam) esse ano foram baseados em livros, o que me deixa muito empolgada! Decidi listar 8 desses filmes que eu mais estou com vontade de ver, em ordem aleatória:


Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Goodreads | IMDb | Trailer)
Livro: Publicado em 2010 por Seth Grahame-Smith (mesmo escritor de Orgulho e Preconceito e Zumbis). Conta a biografia do 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, que caça vampiros para vingar a morte da mãe, anotando tudo em diários secretos.
Filme: De ação e terror, dirigido por Timur Bekmambetov e produzido por Tim Burton. Promete misturar cenas da Guerra Civil Americana entre as caçadas por vampiros.
Comentários: Eu sei, não vire os olhos (ainda) só por causa do título! As avaliações do livro foram em geral positivas e ainda ficou na lista de mais vendidos do New York Times por um bom tempo.
Estréia: 31 de agosto (Brasil)

On the Road - Na Estrada (Goodreads | IMDb | Trailer)
Livro: Obra-prima de Jack Kerouac, foi publicado em 1957 e tem inspiração autobiográfica, descrevendo as viagens que Sal Paradise (Jack Kerouac) e Dean Moriarty (Neal Cassady) fizeram atravessando os Estados Unidos e o México.
Filme: Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, tem um elenco bem conhecido: Kirsten Dunst (Melancolia), Kristen Stewart (Crepúsculo), Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis) e Amy Adams (Encantada). Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2012.
Comentários: Na minha lista "Para ler antes dos 30", pretendo ler ainda esse ano antes de ver o filme.
Estréia: 13 de julho (Brasil)

Cosmópolis (Goodreads | IMDb | Trailer)
Livro: Escrito por Don DeLillo, o livro foi publicado em 2003 e mostra um dia na vida de Eric Packer, um empresário milionário de 28 anos, enquanto percorre as ruas de Nova York em sua limusine em direção à Bolsa de Valores.
Filme: Dirigido pelo canadense David Cronenberg, com Robert Pattinson (o eterno Edward Cullen Cedric Diggory) e Juliette Binoche no elenco. Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2012.
Comentários: Não tinha ouvido falar antes, mas parece ser interessante, especialmente pela parte sobre mercado financeiro e crise mundial.
Estréia: 13 de julho (Brasil)

A Vida de Pi (Goodreads | IMDb)
Livro: Publicado em 2001 pelo espanhol Yann Martel, o livro conta a história de um menino indiano chamado Piscine Patel e uma viagem de navio que ele faz para o Canadá com a família.
Filme: Dirigido pelo taiwanês Ang Lee (O Tigre e o Dragão, O Segredo de Brokeback Mountain e Razão e Sensibilidade), com Tobey Maguire (Homem Aranha) e Gérard Depardieu no elenco.
Comentários: Todas as resenhas que li sobre o livro falavam para ler sem saber muito da história, que assim ficava mais emociante. Não preciso falar que li mais do que gostaria, mas que mesmo assim estou ansiosa para ler o livro!
Estréia: 13 de janeiro 2013 (Eu sei, não é mais nesse ano...)

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (Goodreads | IMDb | Trailer)
Livro: Publicado em 1937, o clássico de J.R.R.Tolkien introduz a história do hobbit Bilbo Bolseiro, Gandalf, o mago, Gollum e o mundo incrível da Terra Média.
Filme: Dirigido por Peter Jackson (o mesmo de O Senhor dos Anéis), conta com um elenco vasto e talentoso: Martin Freeman, Elijah Wood, Cate Blanchett, Orlindo Bom Orlando Bloom, Ian McKellen, Evangeline Lilly, Stephen Fry, Benedict Cumberbatch, entre outros!
Comentários: Estou muuuito ansiosa para ver esse filme: o elenco todo reunido depois de Senhor de Anéis é um dos motivos, outro motivo é o fato do Martin Freeman (o melhor Dr. Watson de todos os tempos) interpretar o Bilbo, e por ser baseado no livro do Tolkien, e por ser dirigido pelo Peter Jackson, enfim!
Estréia: 21 de dezembro (Brasil)

Anna Karenina (Goodreads | IMDb)
Livro: Publicado em 1869, é uma das obras-primas de Tolstói. Conta a história de Anna Karenina, uma mulher casada parte da aristocracia russa do séc. XIX que se envolve em uma relação amorosa e que muda a sua vida completamente.
Filme: Dirigido por Joe Wright (Orgulho e Preconceito), com a linda da Keira Knightley no papel principal, e Jude Law no papel de seu marido, Alexei Karenin.
Comentários: Passei da metade desse livro (que tem quase 900 páginas!) e posso dizer que a história é fascinante, com vários personagens paralelos e intrigas complexas, como todo romance russo dessa época. Muito ansiosa para ver essa adaptação.
Estréia: 9 de novembro (EUA - sem data para o Brasil)

Bel Ami (Goodreads | IMDb | Trailer)
Livro: Escrito por Guy de Maupassant e publicado pela primeira vez em 1885, o livro descreve como Georges Duroy se tornou um dos homens mais poderosos de Paris, em parte através da manipulação de suas amantes ricas e influentes.
Filme: Dirigido por Declan Donnellan e Nick Ormerod. Robert Pattison, Natalia Tonks Tena, Christina Ricci e Uma Thurman compõem o elenco.
Comentários: Como peguei esse livro para treinar o meu francês é bem provável que não termine de ler nem tão cedo, então vou demorar para ver o filme. Mas parece ser interessante, apesar das críticas negativas que vem recebendo.
Estréia: 22 de junho (Brasil)

As Vantagens de Ser Invisível (Goodreads | IMDb)
Livro: Publicado em 1999 pela MTV (!) e escrito por Stephen Chbosky, diretor do filme, a história é narrada por um adolescente, Charlie, que descreve várias cenas de sua vida em uma série de cartas para uma pessoa anônima, que não conhece pessoalmente.
Filme: Dirigido por Stephen Chbosky (da série Jericho), tem Emma Watson , Nina Dobrev (Diários do Vampiro), Paul Rudd e Logan Lerman (Percy Jackson) no elenco.
Comentários: Ansiosa para ver a Emma se destacar em um filme depois de Harry Potter, mas mais ainda por ser uma história interessante sobre momentos estranhos da adolescência vividos por um garoto tímido e introvertido.
Estréia: 19 de outubro (Brasil)

Eu (quase) nunca veja um filme sem antes ler o livro em que foi baseado. Faço o possível para evitar, mesmo que isso signifique demorar um tempão para ver um filme incrível. Se você é que nem eu, talvez goste do Read1st, um projeto criado por Hank Green e a Nerdfighteria.

9 comentários

  1. O ruim de ver o filme e depois ler o livro é que não imaginamos mais as feições dos personagens e sim pensamos como se fossem os atores (tipo Harry Potter e Um Dia, que agora só vejo a Anne Hathaway (errei?) e o Jim Sturgess, mas ainda assim sou mais cinéfila do que livréfila(?)então devo ver os filmes antes de ler os livros (se vier a ler os livros ;p)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, eu *sempre* tento ler o livro antes de ver o filme, ainda não assisti "Comer Rezar Amar" por causa disso! E ó, eu não sei se livréfila é o nome certo, não, mas é engraçado...

      Excluir
  2. quero ler tudo e ver todos, como faz? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assalta um banco, corre pra livraria pra comprar todos os livros, esquece que tem uma monografia pra escrever, e ler tuuudo. Daí eu indicaria ler na ordem em que os filmes vão ser lançados, que tal? rs

      Excluir
  3. Pô tava muito ansiosa para ver On The Road, mas li uma critica onde dizia que o filme não é muito fiel ao livro, principalmente nas cenas de sexo e uso de drogas...
    Vou atras do livro mesmo!
    Ótimo post, seria legal que depois você fizesse uma resenha sobre eles.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Palloma Marciano31/5/12 12:34 PM

    Tô super ansiosa para assistir o Hobbit! Li o livro um pouco depois dos três filmes do Senhor dos Anéis e adoro o universo da Terra Média. Tá me fazendo lembrar a sensação que tive antes de ver cada filme da trilogia. Espero que seja tão bom quanto eles foram!

    ResponderExcluir
  5. Aaaaah gents. Odeio esse debate. Porque pra mim, o filme é sempre algo baseado que tenta pegar uma essência do que é o livro. NUNCA vai ser igual, tentar condensar um livro de X páginas num curta metragem de 1:30h é impossível. Partes vão ser excluidas, adaptadas, criadas. Por isso que existem os DVD's, Blu-Rays, Versão de diretor.
    Agora, uma coisa é conseguir detectar o quão fiel o filme se tornou em relação ao que o livro transmite. Isso é outra história.
    Eu posso não ser diretora/roteirista mas eu sinto a causa deles. É por isso que leva tanto tempo a adaptação de um roteiro para o cinema. é um puta trabalho, com uma parcela do público muito exigente.
    Não é fácil adaptação de livro para filme, esse cálculo é simples, quanto tempo você levou lendo? Imagina se fosse ao pé da letra num filme? Um exemplo real: Game of Thrones, pode não ser filme, mas olha só: Cada temporada é um livro, com 10 episódios de 1h cada! E vai me dizer que não falta coisa?

    Pois é.

    Tenho que parar de escrever comentários gigantes. Ha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seus comentários gigantes são sempre bem vindos. ^_^

      Excluir
  6. Eu estou morrendo de vontade de assistir O Hobbit e On the Road, mas pretendo ler os livros antes, detesto fazer o oposto porque fico imaginando as cenas baseando-me no filme e nos personagens, não é legal para mim...

    ResponderExcluir

© Desopilar. Design by FCD.