O essencial do guarda-roupa de uma estudante universitária - Parte I

17 de maio de 2012

Essa camisa xadrez foi minha mãe que costurou!
Desde que eu entrei na universidade venho tentando criar um guarda roupa com peças que sejam mais atemporais do que apenas seguir tendências. Procuro roupas que possam durar mais do que alguns anos, olhando a qualidade do material e pensando bem antes de comprar, para não me arrepender depois e deixar largado, sem nunca usar. Daí que já tem um tempo que eu mantenho essa listinha de roupas para me guiar na hora de comprar e pensei em compartilhar aqui:

1. Regatas básicas
Regatas podem ser usadas sozinhas ou por baixo de alguma jaqueta ou cardigã. Cores básicas como branco, cinza e azul marinho são muito fáceis de combinar, com uma calça jeans ou shorts, por exemplo. Quanto maior a porcentagem de fibras de algodão na composição do tecido, melhor. Leve em consideração que alguns modelos podem mostrar a alça do sutiã, então melhor mostrar a alça de vez do que usar aquelas alças de silicone. Dependendo da ocasião, você pode até usar alças coloridas!

2. Cardigãs
Mesmo se você morar em um lugar quente como Recife, cardigãs são ótimos para levar na bolsa e usar quando você estiver num ambiente com ar condicionado ou naqueles raros dias mais frios. Os de 100% caxemira na composição do tecido, apesar de mais caros e de precisarem de um cuidado maior na hora da lavagem, duram por muito mais tempo.


3. Blusas de manga comprida

Novamente, se você mora em um lugar quente, essas blusas de manga comprida ou manga 3/4 não são tão essenciais assim, mas acho que ter pelo menos uma em um material confortável e frio, como algodão, é interessante.
Uma coisa que eu aprendi é que se você tem busto pequeno, golas em forma de "U" tem um caimento melhor do que golas em formato "V"! O inverso também funciona.

4. Blazer estruturado
Quando comecei o meu estágio a primeira peça de roupa que eu corri para comprar foi um blazer. Não tinha encontrado um azul marinho, que acho menos sério e mais fácil de combinar, e acabei levando um preto, mas foi o que salvou o meu guarda roupa. Basicamente, qualquer blusa/regata/camisa que você usar por baixo de um blazer fica mais "sofisticado" e, como fazia muito frio no lugar em que eu estagiava, era perfeito!

5. Blusas estampadas
Acho essencial ter pelo menos 2 blusas mais "elegantes", com estampas ou detalhes de rendas e laços. Dá para usar por baixo de jaquetas e cardigãs ou sozinhas com uma calça jeans/social, podendo ir para o trabalho/estágio e até para uma festa, usando um salto alto, por exemplo.

6. Camisas sociais
A camisa social é uma peça curinga no guarda roupa: ela pode ser encontrada em diferentes modelagens (as transparentes estão em alta já faz um tempo), como podem também dar um ar mais formal ou relaxado, dependendo da maneira que você usa. Você pode combinar com uma calça social ou uma calça jeans de lavagem mais escura para algo mais formal, ou usar com um shorts e uma sandália rasteira, por exemplo. Além da branca básica, você pode investir numa de listras azuis ou xadrez.

Como o post estava ficando muito grande, decidi dividir em partes. Vou falar ainda de calças, saias e vestidos e sobre acessórios, sapatos e bolsas.

Créditos: Todas as imagens foram retiradas do Polyvore e do site Emma Watson Brasil.

10 comentários

  1. Essa camisa xadrez é minha! Kkkkk

    E outra, faz uns looks pra gente ter uma ideia... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shush, Beca! A minha tava molhada lavando, ninguém precisava ficar sabendo! ¬¬

      Excluir
  2. Adorei, uso isso mesmo, só faltou a calça jeans básica, as minhas já sabem o caminho da sala. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, as calças jeans vão vir no próximo post, se não esse aqui ia ficar grande demais! ;)

      Excluir
  3. adorei Carol, isso me lembra q to precisando de uma camisa e uma blusa "pra sair" :D

    ResponderExcluir
  4. Adorei Carol!! Peguei ótimas dicas já! Esperando ansiosa a continuação do post! :DD

    ResponderExcluir
  5. Achei lindos os cardigãs. Tu sabe onde tem um desses assim lindo e baratos :D ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, eu sei que na Zara sempre tem uns bens legais, não tão caros, mas do estilo "ribbed neck" nunca encontrei pra comprar aqui em Recife.

      Excluir
  6. Tou doida para ver os próximos posts desta série! :D Ficou muito legal. :*

    ResponderExcluir

© Desopilar. Design by FCD.