Answer Me 1997 (Responda-me 1997)

27 de setembro de 2012

O primeiro drama coreano que assisti foi The 1st Shop of Coffee Prince, de 2007. A história envolvente (e hilária) da garota que acaba se disfarçando de homem para poder sustentar a família ficou, assim de primeira, no topo da minha lista de k-dramas favoritos. De lá para cá, já assisti vários outros: alguns como City Hunter, You're Beautiful, My Lovely Sam Soom e 49 Days entraram para essa lista, mas não chegaram nem aos pés da minha paixão por Coffee Prince. Este era hors concours, posto fixo para sempre...

...Até eu assistir Answer Me 1997. Também conhecido como Reply Me 1997 (em português, Responda-me 1997), esse drama foi ao ar entre os meses de julho e setembro desse ano. Eu acompanhei episódio por episódio, esperando desesperadamente as legendas em inglês serem lançadas. [Nota: quando for assistir um dorama, espere que todos os episódios sejam lançados para não morrer de angústia e sofrimento!].

Answer Me 1997 acompanha em 16 episódios um grupo de seis amigos de uma escola na cidade de Busan, no sudeste da Coréia do Sul. O drama começa no ano de 2012, numa reunião de ex-alunos do colégio e, através de flashbacks, mostra a vida desses amigos desde 1997.

Para mim, esse drama fez tanto sucesso (teve os maiores índices de audiência para um drama lançado por um canal pago) por um motivo bem simples: é muito fácil de se identificar com a história! Foi tão nostálgico lembrar de momentos da minha infância nos anos 90, como o barulhinho e a lentidão da internet discada, brincar com tamagotchis ou gravar programas de TV com fitas VHS, entre outros pequenos detalhes. E você não precisa ter vivido na Coréia dos anos 1990 para poder se lembrar (e sentir falta) de momentos assim.

Além disso, Answer Me é também sobre a época turbulenta da adolescência, em que tudo que sentíamos era extremo, em que qualquer coisa parecia ser motivo para o mundo acabar. O drama também fala sobre a descoberta do primeiro amor e como nem sempre o que esperamos acontecer se torna realidade. Fala também de outros assuntos, alguns polêmicos para o público coreano, como homossexualismo, mas de uma maneira delicada e muito bem feita, e também da obsessão que alguns fãs têm por bandas e artistas, de uma maneira bem real, que já pode ter acontecido comigo ou com você (eu me identifiquei bastante com essa parte, haha).

Apesar de o elenco ser composto em boa parte por cantores e integrantes de bandas como A Pink, Infinite e Sechs Kies, a atuação é muito boa e faz você acreditar nos personagens, como se eles existissem de verdade, algo que acho difícil de acontecer com outros dramas que assisti. Até mesmo os personagens secundários têm histórias interessantes e não estão apenas ali para ocupar espaço, sabe? A direção, a trilha sonora e o roteiro também são impecáveis e cada momento engraçado, triste ou angustiante tem um sentido para acontecer.

É difícil comentar mais sobre a série sem falar nenhum spoiler, então só pra terminar: se você quiser assistir algo para se divertir, rir muito, até mesmo chorar um pouquinho, algo que fale sobre família e amigos, e lembrar dos tempos de infância/adolescência, não deixe de assistir Answer Me 1997!

Para assistir com legendas em português:
Download - Siwonfansubs
Online - viki.com

7 comentários

  1. sem dúvida ficou na lista dos favoritos... coffee prince em primeiro lugar, sempre. mas não sei qual dos dois fica no segundo lugar no pódium: kim sam soon ou answer me. :S hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Answer Me!! Kim Sam Soon é muito engraçado e legal, mas para mim fica em quarto, depois de ter terminado de assistir Shut Up! Flower Boy Band.

      Excluir
  2. As meninas são muito fofinhas hahaha Até fiquei com vontade de ver este dorama específico (gostei do que você falou sobre os personagens secundários!), mas você ainda não me convenceu não, com isso de dorama, rs. Por que você não faz uma lista com, sei lá, 5 ou 10 motivos para dar uma chance a eles? hehe
    Bj! Adoro seus posts. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu sei o que você quer dizer, acho que vou mesmo fazer um post assim, só preciso me sentar e começar a escrever de verdade. Dorama é viciante, então cuidado e não venha reclamar comigo depois, quando você não fizer mais nada, viu?

      Excluir
    2. confirmo o que carol falou: vicia, e pra se reabilitar é difícil. estou tentando mas ela sempre me leva de volta pro mau caminho. ¬¬

      Excluir
  3. cara, esse dorama é muito magnífico! Sério, fiquei enlouquecida vendo, era como se o mundo fosse acabar no dia seguinte então eu precisava terminar de ver. E tipo, no final, eu achei que ia ser uma coisinha bocó e mais normal, sabe, clichê, mas foi super o contrário, apenas de o final não ter me surpreendido, ainda sim, foi muito bem feito, morri de chorar quando acabou, porque simplesmente não queria que acabasse nunca *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo! Minha irmã e eu ficávamos histéricas no final de cada episódio e em pensar que tinhamos que esperar dias para ver o seguinte. O final foi ótimo, geralmente os doramas que assisto nunca acabam do jeito que gostaria, mas o de Answer 1997 foi muito bom mesmo!

      Excluir

© Desopilar. Design by FCD.