Bel Pesce, a Menina do Vale | Pessoas que Inspiram

20 de maio de 2013

Conheci a história da Isabel Pesce Mattos quando uma prima minha me enviou um vídeo de uma palestra dela no Colégio ETAPA, em São Paulo, com mais de uma hora de duração - para ver "quando eu tivesse tempo". É claro que enrolei por um tempão, com a desculpa de que tinha que terminar a monografia (e tinha mesmo...), até que finalmente não pude mais adiar. Ainda bem que vi o vídeo e ainda posso dizer: veja você também! Apesar de um pouco longo, eu mal vi a hora passar.

Nessa palestra, a Bel, que tem apenas 24 anos, conta como foi todo o processo de ser uma das 100 pessoas selecionados anualmente para estudar no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, apesar das circunstâncias. Lá, ela estudou engenharia elétrica, ciências da computação, economia, matemática e administração, e teve a chance de trabalhar para empresas como a Microsoft, Google e Deutsche Bank, até decidir ir morar no Vale do Silício e fundar a empresa em que trabalha no momento, a Lemon, responsável por um aplicativo de celular que serve como uma carteira virtual (você controla e organiza os seus gastos em cartões, notas fiscais e recibos tudo de forma virtual).

Assim que terminei de assistir esse vídeo, fui procurar saber mais sobre ela e não é que descobri que ela já tem até livro publicado? "A Menina do Vale - Como o empreendedorismo pode mudar a sua vida" era para ser apenas uma versão online e gratuita, mas fez tanto sucesso - mais de meio milhão de downloads em um mês - que as pessoas pediram uma versão impressa. Corri logo para comprar um volume e não me arrependo. O livro é bem fininho, tem apenas 157 páginas, e muito fácil de ler. A Bel fala sobre empreendedorismo de uma maneira bem introdutória e divertida, além de tirar algumas dúvidas que pessoas leigas - como eu - podem ter sobre o assunto. Por isso, acho que esse livro não é muito recomendado para quem já sabe bastante sobre essa área.



O mais legal é que os conselhos que ela dá não servem só para empreendedorismo, mas para outras áreas também. Estas são algumas das coisas que destaquei enquanto lia:
  1. Nunca é cedo demais ou tarde demais para começar a empreender. O que importa é a sua vontade de empreender e de trabalhar muito para alcançar os seus objetivos.
  2. É importante ter alguém que sirva de inspiração, isso ajuda a manter o foco e a não se esquecer das suas ambições.
  3. Leia pelo menos um livro sobre empreendedorismo por mês, para aprender coisas novas e entender como uma empresa pode crescer.
  4. Mais importante do que ter uma ideia genial é colocar em prática uma ideia genial.
  5. Não adianta criar soluções para problemas que não existem, mas também pode ocorrer de algumas pessoas não saberem que possuem problemas a resolver.
  6. Descubra quais são as suas paixões, mesmo que demore tentando encontrá-las. É muito mais fácil produzir quando se está apaixonado por aquilo que se faz.
  7. Seja uma pessoa aberta a novas experiências. Saia da sua zona de conforto, corra riscos, faça novas amizades e tente enfrentar os seus medos.
  8. Se estiver encontrando dificuldades no seu trabalho, não hesite em procurar compartilhar as suas dificuldades com outras pessoas.
  9. Seja uma pessoa humilde. Sempre.
  10. Aprenda com o seus erros. Pior mesmo é não tentar por medo de errar.
  11. Algumas pessoas, por mais amigas que sejam, vão tentar desencorajá-lo. Mantenha a sua determinição e não desista de seus objetivos.
  12. Nunca subestime o poder do networking.
Bel Pesce por aí:
Site oficial
Twitter
Facebook
Canal Brasileiros no Vale

Livros:
A Menina do Vale, de Bel Pesce (ler online)
Procuram-se Super-Heróis, de Bel Pesce (ler os 3 primeiros capítulos online)

7 comentários

  1. Eu adoro essa sua tag de pessoas que inspiram! Acho que é a minha preferida. Pena que deve ser particularmente trabalhosa de produzir, né...
    Adorei a história dela e #assimquetivertempo vou ver o video inteiro, prometo!
    Bjo!
    PS: O blog tá cada vez mais lindo! ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho que dá em escrever esses posts só não é maior que a minha preguiça, a maior culpada pela falta de posts no blog... :(
      Veja sim, vou cobrar!

      Excluir
  2. Que legal! Eu to lendo mto sobre isso esses dias tbm! Já achei várias coisas muito interessantes de pessoas corajosas, empreendedoras, jovens que fazem a diferença no mundo, enfim... (Um inconsciente coletivo de pessoas que acabaram de se formar! hehe) :)
    adorei, também vou ver depois, q hj to com internet mto ruim :)
    Taís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís! Se quiser, você pode compartilhar comigo essas coisas que você encontrou, eu posso até fazer um post "Links interessantes", que nunca mais foi feito! xD

      Excluir
  3. tá bom da gente colocar em prática todas essas dicas que você destacou. né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, essa é a parte mais difícil... Gambare! :)

      Excluir
  4. Na minha opinião, a parte mais difícil é descobrir do que gosta e seu próprio dom, pelo menos no meu caso. Com 24 anos não tenho a menor ideia e isso deixa minha alma um bocadinho mais pobre e frustrada.

    ResponderExcluir

© Desopilar. Design by FCD.