Welcome to Night Vale

22 de agosto de 2013

Welcome to Night Vale (em português, "Bem Vindo ao Vale da Noite") é um podcast quinzenal produzido pela Commonplace Books que descobri pelo Tumblr. Fiquei viciada nesse podcast nessas últimas semanas e sabe como é quando me vicio em algo, quero sair mostrando para todo mundo que conheço na esperança de outras pessoas se viciarem também (e ter com quem conversar sobre o mesmo assunto!).

O podcast é no formato de um programa de rádio, com notícias, pronunciamentos policiais, previsões do tempo e outros acontecimentos de uma cidadezinha fictícia do interior dos Estados Unidos chamada Night Vale. O apresentador do programa, Cecil Baldwin, narra todas as coisas muito estranhas que acontecem nessa cidade, mas com a maior naturalidade do mundo, o que torna tudo mais interessante.

Por exemplo, anjos que foram morar na casa de uma velhinha (a Old Woman Josie) e como eles até ajudaram na troca de lâmpadas da casa dela, ou sobre o aparecimento repentino de uma Nuvem Brilhante em várias cores e que chove pequenos animais mortos, ou como o novo parque para cães não é para cães, nem para humanos (NÃO ENTRE NO PARQUE!), e outras bizarrices do tipo.

O melhor de tudo é que é de graça, você pode ouvir pelo iTunes ou também fazer o download por aqui. E se o seu inglês não estiver assim tão afiado, você encontra transcrições de todos os episódios lançados até agora aqui (transcritos pelos incríveis fãs do podcast) e pode assim praticar o tal do shadow reading.

Episódios novos são lançados todo dia 1º e 15º de cada mês e duram entre 20 a 30 minutos, então não é tão longo assim a ponto de ficar cansativo. Dá para ouvir no ônibus ou no carro no caminho da faculdade/trabalho, ou em casa antes de dormir - mas cuidado, a voz de Cecil pode ser extremamente calmante às vezes e te induzir ao sono! /true story

Além disso, as previsões do tempo não são exatamente previsões, mas sim músicas legais de bandas não muito conhecidas, então você acaba conhecendo bandas e cantores novos! Todas essas músicas (e onde encontrar mais sobre as bandas) estão listadas aqui.

Outra coisa legal do podcast é que trata sobre um romance gay, entre Cecil e Carlos (o novo cientista de Night Vale, que tem os cabelos e os dentes perfeitos - na verdade, ele todo é perfeito) como algo completamente normal. Para ser sincera, essa deve ser a coisa mais normal que aparece em toda a história.

Mas o mais legal de tudo mesmo são os gráficos e os cosplays feitos pelos fãs. Como não há descrições muito específicas (não sabemos nem se Cecil é humano mesmo!), a imaginação rola solta e é muito interessante observar como as pessoas idealizam os personagens! Não, sério, fizeram até mapas da cidade baseados nas localizações dadas nos episódios (como aqui e aqui), e olha quanta fan art incrível!

O Twitter do podcast, no ar desde agosto do ano passado e atualizado pelos escritores Joseph Fink e Jeffrey Cranor, também é legal de acompanhar! Exemplo:

via night--vale
via night--vale
via spockling
Enfim, é isso. Eu recomendo muito ouvir, se você puder, é claro. É algo completamente diferente de qualquer coisa que eu tenha conhecido antes e, como disse no início, é viciante mesmo.
Leia também:
The 42 Stages Of "Welcome To Night Vale" Addiction (via Buzzfeed)
11 Burning Night Vale Questions Answered By Cecil (via Buzzfeed)
Welcome to Night Vale, the #1 Podcast on iTunes You Didn’t Know Existed (via Wired)
America's Most Popular Podcast: What The Internet Did To "Welcome to Night Vale" (via TheAwl)

5 comentários

  1. Oiii querida, tudo bom?
    Eu ainda não conhecia esse programa,mas gostei bastante, já salvei os links e vou começar a acompanhar, para melhorar meu inglês!
    Muito obrigada pela dica, bjsss

    ResponderExcluir
  2. Vou dar uma olhadela ainda hoje. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Você sabe onde tem esse podcast traduzido? Gostaria muito de acompanhar, por que meu namorado é super fã e me conta algumas coisas, mas queria poder ler eu mesma, já que é inglês e não vou entender se ouvir (risos). Já procurei e encontrei um tumblr, mas nele só tem até o episódio 18... Se você souber e me falar será de grande ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo! Infelizmente, só encontrei o tumblr nightvaleportugues, que ainda está no episódio 19. O pior é que me lembro de ter visto outro grupo traduzindo as transcrições, mas hoje não consigo mais encontrar onde foi. Se encontrá-lo novamente, atualizo esse post aqui! ^^

      Excluir
    2. Hello, anônimo. Ao meu ver a melhor forma de ouvir e baixar os podcasts é pelo Itunes. Então, eu sugiro que vc baixe o itunes (versão para PC, é claro) no próprio site da apple. é bem fácil, e é de graça. Depois de já ter o programa instalado pesquise na apple store por welcome to night vale e assine o podcast. E enfim baixe todos os episódios, que a propósito está no 54 atualmente (o download é gratuito). Boa sorte.

      Excluir

© Desopilar. Design by FCD.