Desafio Livrada 2014

28 de abril de 2014

Vi lá no blog de Luciana (que viu lá no Livrada), esse desafio/bingo literário com 15 tópicos diferentes para diversificar a leitura. Ando muito devagar no meu Desafio desse ano, mesmo tendo diminuído o número de livros (heresia!) e nem é por falta de tempo, e sim por falta de vontade de ler mesmo... Talvez com esse bingo eu fique mais empolgada para ler!

1. Um clássico da literatura brasileira
"Sagarana", de João Guimarães Rosa. Na época do colégio, li um dos contos desse livro, mas já faz tanto tempo que não me lembro o nome. Fiquei com vontade de ler os outros.

2. Um clássico esquecido da literatura mundial
"O Jogo da Amarelinha", de Julio Cortazar. Não acho que esse clássico tenha sido realmente "esquecido", mas aparece aqui no Qwiklit como um dos "20 livros que você nunca ouviu falar" e na minha lista Para Ler do Goodreads, então deve servir.

3. Um livro do seu autor favorito
"O Homem Duplicado", de José Saramago. Já comecei a ler e é até muito bom, mas como eu disse, estou nessa falta-de-inspiração-literária (readers block?), e ele tá largado ali de lado. O filme baseado nessa obra estreia ainda esse ano, dia 19 de junho. Espero terminar de ler até lá!

4. Um livro de contos
Desde que ela ganhou o Nobel de literatura ano passado, fiquei curiosa para ler algum livro de contos da Alice Munro, tipo "Vida Querida", "Felicidade Demais" ou "O Amor de Uma Boa Mulher".

5. Um livro que não foi te indicado por ninguém 
"Estilhaça-me", de Tahereh Mafi. Só uma curiosidade: eu li uma citação desse livro que me marcou muito, lá pelas bandas do Tumblr. Acabei gostando muito da premissa e coloquei na minha lista do Goodreads. Daí, semana passada, lá estava eu no Tumblr de novo e vejo esse post sobre o casamento de dois escritores dentro de uma livraria! Achei tudo muito lindo e, para a minha surpresa, era o casamento da Mafi com o Ransom Riggs, que escreveu "Miss Peregrine's Home for Peculiar Children"!

6. Um livro com mais de 500 páginas
"Battle Royale", de Koushun Takami. Ganhei de presente recentemente, mas até agora só li o primeiro capítulo...

7. Um livro de poesia
"Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa. Certa vez li uma resenha tão apaixonante sobre esse livro que me deixou com essa vontade enorme de lê-lo.

8. Um livro escrito por alguém com menos de 40 anos
"Americanah", de Chimamanda Ngozi Adichie. Gosto muito dessa escritora, apesar de ter lido apenas "Hibisco Roxo". Espero ler seus outros três livros e "Americanah" parece ser o mais interessante para começar, tendo sido eleito pelo New York Time um dos dez melhores livros de 2013.

9. Um livro escrito originalmente em um alfabeto diferente do seu 
"Guerra e Paz", de Tolstói. Ganhei de presente de aniversário no fim do ano passado, está na minha lista Para ler desde que eu comecei a listar livros. Será que esse ano sai? São mais de mil páginas!

10. Uma graphic novel
"The Sandman", de Neil Gaiman. Parei de ler no início do volume 10, por nenhum motivo aparente. Pretendo terminar de ler e quem sabe fazer um post sobre essa graphic novel incrível no blog!

11. Um livro publicado pela primeira vez neste ano
"The Silkworm", de Robert Galbraith. Esse livro ainda nem foi lançado, mas estou esperando ansiosamente que junho chegue e eu possa lê-lo. Torcendo para que seja tão bom quanto o primeiro volume da série Cormoran Strike e espero que J. K. Rowling escreva vários outros volumes!

12. Um livro de não-ficção 
"A Invenção das Tradições", de Eric Hobsbawm. Outro que está (quase que literalmente) mofando aqui na minha estante. Pelo menos já li quase a metade! Tá, um terço, vai...

13. Um volume de alguma trilogia ou série 
"Uglies", de Scott Westerffeld, o primeiro volume da série de mesmo nome. Também ganhei de aniversário ano passado, já li as 50 primeiras páginas, mas acabei parando por um motivo muito válido, que infelizmente não consigo me lembrar no momento.

14. Um livro que algum amigo te enche o saco pra ler
Eu geralmente sou a pessoa que mais enche o saco recomendando livros, não lembro de nenhum no momento que tenham insistido para que eu lesse. Talvez terminar de ler "Madame Bovary" (de Gustave Flaubert), que minha irmã jura que é bom e eu empaquei lá pela metade... uns dois anos atrás.

15. Um livro escrito por uma autora
"Temor e Tremor", da escritora belga Amélie Nothomb. Leitura desse semestre no curso de francês, fico feliz de ter sido o livro escolhido, pois a história parece ser bem interessante e dificilmente eu leria sem essa indicação. O romance narra a experiência de trabalho da autora em uma empresa japonesa, em 1990 (apesar de belga, a autora nasceu em Kobe, no Japão). Tem uma adaptação para o cinema de 2003.

7 comentários

  1. 1. Eu nunca li nenhum conto de Sagarana, mas li alguns de Primeiras Estórias e gostei!
    2. Epa! Esse seu clássico "esquecido"... Sei não, viu! rs
    3. Ai meu deus, mais um livro que vai virar filme antes que eu leia! D: Que triste, vou ver o filme primeiro! rs
    5. Nunca ouvi falar desta autora... Achei lindas as fotos do casamento! <3
    8. Estou doida para ler Hibisco Roxo!
    9. Sai siiim! :D Vai com fé!
    10. Tb quero ler Sandman!! Como eu faço?
    11. Tb quero!
    12. Mesmo autor! Chega! o/\o (isso é um "tiny-high 5"!)
    UFA! Comentário gigante! Beijoo!

    ResponderExcluir
  2. A propósito (de nada), linda a citação de Flaubert ali de lado. De onde você a tirou? ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri lá pelas bandas do Goodreads (eu que montei no picmonkey essa citação, sofrendo aqui com a falta de photoshop...). Foi de uma correspondência dele pra uma escritora francesa chamada Marie-Sophie Leroyer de Chantepie. Esse link aqui leva pra um livro lá Google Books (Gustave Flaubert, 1821-1857, Por Jean-Paul Sartre) que mostra um trecho dessa carta.

      Ah, sim, respondendo o comentário anterior aqui, eu li Sandman pelo computador mesmo, tem como baixar online! ^^

      Excluir
    2. Ah, q peninha! Eu não gosto de ler no computador! :( Quem sabe quando (e se) eu tiver um tablet de novo... :(((

      Excluir
  3. Obrigado por participar do desafio, querida leitora :)
    Mas ó: O livro do Desassossego não é poesia =/
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu só vim saber depois, a desinformada aqui... ><

      Excluir

© Desopilar. Design by FCD.