DIY: Painel de Eucatex perfurado para organização

10 de julho de 2017


Quando comecei a comprar meus materiais da faculdade, não imaginava o quão difícil seria organizar tudo num espaço tão pequeno. São várias réguas, linhas, tesouras, papéis de vários tamanhos, tubos e mais tubos de modelagens, agulhas, alfinetes, bobinas e um monte de outras miudezas que se perdem facilmente.

Aí que eu via sempre no Pinterest esses painéis perfurados, os tais dos pegboards, sendo usados para organizar as coisas, e decidi que ia fazer isso no meu quarto. Pedi ajuda ao meu pai, porque ainda não foi dessa vez que eu tive coragem de usar uma furadeira sozinha... Mas agora que já fiz uma vez, acredito que conseguiria fazer tudo sozinha, sim! E, claro, não poderia deixar de mostrar aqui no blog todo o processo:

Materiais

- Uma chapa de Eucatex perfurado (o meu já vinha na cor branca e comprei numa das várias madeireiras da Rua Dr. José Mariano, no bairro dos Coelhos, aqui no Recife, por volta dos R$ 35 reais)
- Furadeira e buchas
- Ripas de madeira para a base
- Serra para cortar as ripas

Passo a passo

O primeiro passo foi cortar a chapa de Eucatex na própria loja já do tamanho que eu queria colocar na parede, de 1,80 m de largura e 0,80 m de altura, o suficiente para caber entre a escrivaninha e uma prancha fixada na parede. Se você não conseguir que alguém na madeireira faça isso para você, acredito não deve ser muito difícil fazer em casa, porque a chapa é fina e fácil de serrar.

O segundo passo foi serrar as ripas de madeira para fazer uma moldura na parede e parafusá-las, com buchas. Esse passo é necessário para criar uma certa distância entre o painel e a parede, e assim ser possível colocar os ganchinhos para pendurar as coisas.


Improvisando com a mesinha da varanda, cerramos as ripas do tamanho certo para fazer a moldura. Foram 3 ripas de 79 cm, para serem colocadas na vertical, e 6 ripas de 81 cm, para a horizontal, de forma que a chapa ficasse ligeiramente maior que a moldura.


Usamos o app da bússola no iPhone para conferir se as ripas estavam alinhadas corretamente, heh.


A moldura já pronta fixada na parede (e todo pó maravilhoso que tivemos que limpar depois...).

Depois disso, é só colocar a chapa de Eucatex na parede e parafusá-la bem. Usamos muitos parafusos mesmo, com medo de não aguentar o peso das coisas que fossem penduradas. E aí é só decorar do jeito que preferir! Comprei vários suportes próprios para Eucatex perfurado no centro da cidade, num lugar que vendia expositores de loja (que curiosamente também vendia óculos de grau e de sol...). Eles foram um pouco difíceis de encontrar, porque eu queria que fossem do menor tamanho possível, de 3 ou 5 cm de comprimento, mas deve ser mais fácil encontrar pela internet.

Colocamos também uma barra de fixação de aço, daquelas de cozinha, comprada no Atacado dos Presentes, e que uso para pendurar alguns baldes pequenos de metal para organizar lápis, canetas, tesouras, marcadores e essas coisas. E também colocamos duas pranchas de madeira pinus, bem estreitas, onde ficam vários potinhos de vidro com todas as miudezas, tipo botões, fechos de metal, e todo o resto. Dá para decorar também com pranchetas de desenho, pendurando ilustrações ou colando fotos com fita banana ou dupla face, e adicionar ao redor o item essencial do kit de blogueira inspirada no Tumblr: um pisca-pisca!

A seguir, separei quatro pegboards que me serviram de inspiração:





Foi um pouco cansativo, mas gostei muito do resultado! Quando me mudar, quero reaproveitar essa ideia, e quem sabe fazer com uma moldura bonitinha e organizando os materiais de forma mais criativa.

Um comentário

  1. Ficou muito lindinho o seu. Gostei muito das referências que você usou!
    Você parou de escrever o blog? Eu tava aqui passando os posts e vi que faz um tempo que voce não posta. Eu preciso organizar meu espaço de home office também porque tá um caos. Haha
    Espero que voce volte a postar quando puder.

    Beijos!

    ResponderExcluir

© Desopilar. Design by FCD.