Full Moon - Projeto Pretinho NADA Básico

4 de julho de 2017


Enfim, férias! Esse foi, de longe, o semestre mais corrido da faculdade com não um, mas dois (!) projetos integradores. Um deles foi um projeto de consultoria para uma marca local (pretendo falar sobre isso outro dia) e o segundo foi o projeto Pretinho NADA Básico, tema do post de hoje!

O projeto envolve desenvolver uma peça preta, que não precisa ser necessariamente um vestido, inspirada em dois estilistas à escolha do grupo (um nacional e um internacional) e dentro de um tema, que muda a cada semestre. O tema dessa vez foi Gêneros Musicais, e no sorteio ficamos com o K-Pop (talvez tenha sido um jogo de cartas marcadas...). Minha amiga Jéssica e eu escolhemos o paulistano Jum Nakao e o americano Jeremy Scott como estilistas inspiração, e desenvolvemos uma coleção com 6 looks, sendo um escolhido para ser confeccionado e desfilado no final do semestre no auditório da faculdade.

A Coleção


Estudamos um pouco sobre a "vida e obra" dos dois estilistas e também sobre a história do K-Pop. Li até uns textos acadêmicos sobre a influência hegemônica do K-Pop no Leste Asiático e cheguei à conclusão que talvez eu leve esses trabalhos à sério demais... Finalmente, desenvolvemos uma mini coleção que mistura aspectos artesanais, referências de modelagem japonesa e street style, presentes nesses 3 elementos de inspiração e acho que o resultado ficou muito bom!

Os quatro primeiros looks foram feitos pela mão de ouro de Jéssica, e os dois últimos são os meus!


A Revista


A nossa musa inspiradora para o projeto foi a cantora, compositora, rapper e modelo sul-coreana Lee Chae-rin, mais conhecida como CL. Pegamos um trecho de uma de suas músicas para dar o nome da coleção: Full Moon. Como tínhamos que entregar uma parte escrita e não havia restrições de formato, criamos uma revista para apresentar o trabalho. Ia disponibilizar online pelo Issuu, mas aí me lembrei que usei imagens com direitos autorais e acho que não seria legal, mas tirei algumas fotos para mostrar como ficou.


O look


O look que costuramos foi o vestido com decote V com detalhes de couro trançado e saia assimétrica, mais a bomber/kimono (que é uma jaqueta colegial sem zíper no meio com shape mais folgado). Fizemos a modelagem (errado inicialmente...), compramos os tecidos (uma mistura de acabamentos, com pelúcia, scuba, chiffon - que mandamos plissar) e costuramos aqui em casa nós mesmas. Foi uma aventura e tanto, mas no final deu tudo certo. A nossa modelo foi Ana, que já deveria estar seguindo a sua carreira profissional no Japão, mas ela não me escuta, tsk tsk...






Produção: Carolina Patrício & Jéssica Amanda 
Fotografia: Rebeca Patrício

Já no final do semestre, fizemos um desfile na faculdade que chamamos de "Festival Tom Sobre Tom", e cada modelo desfilou dançando ao som de uma música de um gênero musical diferente, segundo cada grupo do projeto. Jéssica e eu escolhemos a maravilhosa Hello, Bitches, da CL (claro!), mas infelizmente os vídeos que fiz do desfile não ficaram bons. Foi uma experiência nova e emocionante, até fiz parte da equipe responsável pela maquiagem das modelos, e no meu pessimismo habitual, achei que fosse dar tudo errado. Na hora, o desfile foi tão bom que tive até arrepios, a conclusão de um trabalho muito interessante!

Postar um comentário

© Desopilar. Design by FCD.