Lo-Fi Hip-Hop | Para Ouvir

9 de julho de 2017


O Youtube vem recomendando vááários vídeos de lo-fi hip hop para mim, acho que porque uma vez eu procurei que tipo de música o Casey Neistat usava em seus vlogs diários e o algoritmo do site passou a recomendar vídeos de músicas parecidas constantemente. Acabei dando uma chance e gostando muito, é o tipo de música que você escuta para relaxar ou enquanto está fazendo alguma atividade manual ou precisa se concentrar. Fui pesquisar mais e acabei conhecendo o subreddit r/lofihiphop, onde conheci mais criadores de conteúdo, um pouco da história desse subgênero e até instruções de como fazer suas próprias batidas com amostras de músicas.

Basicamente, o Lo-Fi Hip-Hop é um subgênero do hip-hop que vem crescendo em popularidade nos últimos anos. É um tipo de música com batidas instrumentais de hip-hop, um som com cara de antigo e grosseiro, como se a música estivesse saindo de um tocador de fita cassete. As músicas têm sempre uma batida de bateria downtempo, que é um estilo de música eletrônica com um andamento lento, e uma amostra de outra música em loop, geralmente de outro gênero musical, tipo o jazz e música clássica, mas pode ter também amostras de músicas de filmes antigos, discursos e programas de TV.

"Lo-fi" vem do inglês, low fidelity, e é um estilo de produção musical feito com técnicas de gravação de baixa fidelidade. No passado, nos anos 80 e 90, elas eram feitas assim com gravadores de fita cassete baratos por falta de verba, mas hoje são feitas com programas próprios para isso, por um questão de estética e também como forma de negação do mainstream.

Tenho escutado bastante esse álbum do ShlohmoBad Vibes, que foi lançado em 2011, mas têm muitas playlists legais lá no Youtube que dá para conferir aqui.



Leia mais:
Lo-Fi Hip Hop and the Legacy of Sampling Technology
Lofi producers: how do you do it?

Postar um comentário

© Desopilar. Design by FCD.