O que estou lendo no momento | Julho 2017

18 de julho de 2017


Esse já é o segundo ano seguido em que eu nem sequer tentei começar um Desafio Literário. No início, eu pensei que fosse só mais uma fase daquelas, sabe, em que você não está com tanta vontade assim de ler, então passa umas semanas ou um mês ou outro sem pegar num livro. Antigamente, a vontade sempre voltava, como se eu apenas estivesse dando umas férias mentais para embarcar em novas histórias. Mas agora é diferente, há mais de ano que mal pego num livro para ler que não seja algo voltado para a faculdade.

Primeiro, achei que fosse um pouco de culpa por ter tantas coisas para ler dentro do que estudo na faculdade, mas hoje vejo que é diferente. Demorei para perceber isso, mas acredito que foi a Internet que tirou de mim o meu poder de concentração. Já não consigo mais ter paciência para ler textos muito longos ou coisas que não vão direto ao ponto. E isso não se estende apenas a livros, também não tenho tido muita paciência em ver filmes, séries ou até mesmo vídeos no Youtube que sejam mais extensos (eu acabo aumentando a velocidade desses últimos se puder entender o que a pessoa está falando!). E ao perceber isso eu me dei conta de como isso me faz mal.

Decidi fazer um esforço concentrado em desacelerar. Não querer consumir as coisas num ritmo desenfreado, porque não vai dar tempo de ver tudo ou porque eu não tenho tempo, quando na verdade eu tenho tempo suficiente, só não sei administrá-lo. Ainda continuo sem conseguir ler um único livro de cada vez, mas eu sempre fui assim, então não acho que isso seja algo que eu consiga mudar ou nem que precisa ser mudado, então resolvi pegar de volta algumas (das várias) leituras que tinha abandonado, que são estas a seguir:

Desenhando Com o Lado Direito do Cérebro

Por Betty Edwards • Ediouro • 299 páginas

Eu sempre quis aprender a desenhar de verdade e, pesquisando sobre livros para iniciantes, esse apareceu várias vezes. Quando parei de ler, ainda estava no início, lá pela página 50, mas lembro-me de ter gostado muito do que li. É sobre como qualquer pessoa pode adquirir a habilidade de desenhar, mesmo que nunca tenho desenhado nada na vida. Assim, desenhar bem não seria um dom divino, e sim um aprofundamento da percepção artística. A autora fala ainda sobre pesquisas relacionadas ao cérebro, sobre técnicas de desenho, e exercícios com explicações e exemplos.

Vivian Contra o Apocalipse

Por Katie Coyle • Agir Now • 325 páginas

Ganhei esse livro de presente e achei a premissa legal. É um Young Adult de distopia, mas diferente dos que eu estou acostumada a ler, não possui um Estado ditatorial nem uma epidemia viral que acaba transformado a população em zumbis. O livro acompanha a vida de Vivian Apple, uma adolescente americana de 17 anos cujos pais se tornaram devotos de uma Igreja que acredita que o fim do mundo está próximo, com o dia do “Arrebatamento” marcado. Ela não aguenta esperar que esse dia passe e nada aconteça, e seus pais e sua vida voltem ao normal. O problema é que quando ela chega em casa no dia seguinte do suposto arrebatamento, ela descobre que seus pais sumiram e deixaram apenas dois buracos no teto. É um premissa tão interessante, ainda estou no comecinho, mas muito empolgada com a história!

Outros Jeitos de Usar a Boca

Por Rupi Kaur • Planeta do Brasil • 208 páginas

Um livro que minha irmã comprou e eu peguei emprestado, que já vendeu mais de um milhão de cópias num só ano e passou mais de 40 semanas na lista de best sellers do New York Times, o que é muito curioso por se tratar de um livro de poesia! Com uma linguagem direta, Outros Jeitos de Usar a Boca é dividido em quatro partes sobre a condição de ser mulher nos dias de hoje: a dor, o amor, a ruptura, e a cura. É um livro que dá para ler numa única sentada, mas prefiro ler aos poucos, alguns poemas por dia. A autora também fez as ilustrações minimalistas encontradas nas páginas do livro, que eu já tive até vontade de tatuar no corpo (mas, por enquanto, só vontade mesmo). Dá pra seguir o perfil dessa mulher maravilhosa e acompanhar suas postagens aqui.


E vocês, também vêm tendo problemas de concentração para ler nessa era da Internet?

Postar um comentário

© Desopilar. Design by FCD.