
1) Retire todos os livros da estante
Aqui em casa temos apenas uma estante para os livros, então retirar todos eles não é algo tão trabalhoso assim. Se você tiver várias estantes, no entanto, é bom limpar uma de cada vez, ok? Tirando todos os livros da estante fica mais fácil de limpá-la e de limpar cada volume individualmente. Se você já tiver um sistema de organização, lembre-se de retirar os livros e amontoá-los em outro lugar nessa mesma ordem!
2) Limpe a estante e os livros
Já vi gente que passa uma flanela umedecida com querosene na estante para acabar com os cupins/traças/mofo, mas nunca fiz isso. Passo apenas uma flanela com um pouco de lustra-móvel e depois passo outra flanela limpa e seca, para retirar qualquer resquício do produto. Você pode usar um pincel ou uma escova para retirar a poeira que se acumula sobre a lombada e a capa do livro, já que ela pode causar acidez e a oxidação das páginas (a treva!).
3) Doe os livros que não são manuseados há muito tempo
Essa é uma questão muito difícil para mim: doar livros que não são usados há muito tempo e que só ocupam espaço. Para pessoas que moram em lugares pequenos como eu, chega um momento em que o precioso espaço vai diminuindo e a solução mais lógica é doar aqueles volumes que não são tão manuseados (e que provavelmente nunca mais serão). Mas eu sou extremamente apegada aos meus livros, e acho que se você realmente tiver espaço, você deveria poder colecionar quantos livros quisesse. Agora, se você chegou num nível de acumulador excessivo ou o espaço acabou de vez, é interessante pegar aqueles volumes que não farão tanta falta assim e doá-los. Para quem mora em Recife, o Releitura aceita doações de livros (apenas literários).
4) Organize os livros por categorias
Para mim, essa é a parte mais complicada e demorada de todo o processo. Você precisa escolher primeiro um sistema de organização que funcione para você. Por exemplo, muita gente critica a organização dos livros pela cor da lombada, apesar de ficar muito bonito. Porém, várias pessoas têm uma memória visual muito boa e conseguem encontrar os livros assim facilmente. Ou seja, escolha a maneira que for mais fácil para você, sendo por temas e assuntos, por gênero literário, por ordem alfabética, por nome do autor, por língua... Você pode misturar um pouco de cada também, como eu faço: a seção "Gastronomia" é dividida em "Livros de Receitas", "Livros Sobre Vinhos", "Livros Sobre a História da Gastronomia" e "Livros Sobre Técnicas de Culinária". Cada subseção, por sua vez, é organizada por ordem alfabética do sobrenome do autor. Já os livros de bolso ficam todos juntos, divididos em livros em português, em inglês e em francês.
Aqui estão boa parte dos nossos livros, a divisão em categorias não está perfeita, mas está bem fácil de localizar um volume específico. Os livros que estão na horizontal são adições recentes ou que não couberam na vertical (como The Casual Vacancy, da J. K. Rowling). Na prateleira de cima, tem mais livros atrás dos de bolso, são os mais antigos e menos manuseados (mas que ainda tem um grande valor sentimental!). Os mangás, livros de Harry Potter, de ficção adulta, de religião, de autoajuda e os paradidáticos estão em outra prateleira.
Algumas dicas:
- Tente evitar que os livros fiquem inclinados, deixando-os sempre em pé (em um ângulo de 90º). Se estiver sobrando espaço e eles ficarem inclinando, você pode comprar aqueles apoiadores de livros - a Imaginarium faz uns bem divertidos.
- Livros com lombadas muito largas podem ser acomodados na horizontal. O problema que eu vejo em organizá-los assim é na hora de tirar da estante, então se você usa esses livros com muita frequência (livros de referência para a faculdade, por exemplo), não recomendo.
- Cuidado com as traças que inevitavelmente surgem. O ideal é abrir cada livro e limpar individualmente, mas muitas vezes, isso é impossível (por sua coleção ser muito grande ou por falta de tempo mesmo), então é bom fazer uma dedetização com uma empresa especializada nisso.
- Além da poeira, cuidado com a exposição dos livros à luz solar. Os livros podem ficar desbotados e ninguém quer ver um livro favorito mudando de cor, né? Então se não for possível mantê-los longe da luz, use cortinas grossas nas janelas, tipo Black Out.
- Outra grande problema, e esse eu tenho que lidar constantemente, é o mofo. Aqui em Recife a umidade relativa do ar é muito alta (já vi chegar a 85%!), então cada prateleira da estante tem um anti-mofo, e que é trocado quase todo mês. Você também pode usar sachês anti-mofo e anti-umidade, que dependendo do local, duram uns dois meses, ou usar giz branco! A Iara Passerotti explica lá no Handmade With Love como aproveitar essas embalagens de anti-mofo e usar com giz.
![]() |
Anti-mofo tradicional, anti-mofo elétrico, sachê anti-mofo e giz branco. |
Essas são algumas dicar que aprendi ao longo dos anos, mas a Área do Bibliófilo, da Livraria Disco Livros, dá muitas outras recomendações preciosas sobre como conservar e limpar os seus livros. Para quem não conhece o meu lado Mônica Geller, organizar os livros acaba sendo mais um prazer do que uma tarefa! Só lembrei desse gif do Jon Richardson, comediante britânico, lá no programa 8 out of 10 Cats semana passada e como ele tem prazer em limpar coisas.
hahaha, minha mônica geller!
ResponderExcluirAdorei as dicas!Assim que tiver tempo vou me organizar!\o/
ResponderExcluirAdoreeei! Pena que a maioria eu já faço assim menos. Mas ligeiramente menos organizado porque eu tenho mais espaço. Lá no escritório a organização é mais ou menos como a que você descreveu e no meu quarto não tem tantas categorias diferentes, já que eu não divido minha estante com uma irmã que estuda Gastronomia, por exemplo! Fora isso, tem uma parte para CP tb, e o resto que eu tenho é ficção e fica dividido por língua. A gente também coloca anti-mofo em todo quanto, é um saco! Muito cuidado pra eles não virarem em cima de algum livro pq o líquido de dentro dele é mais prejudicial para os livros do que água.
ResponderExcluirQueria tanto ter uma estante só para mim como você, mas por enquanto tá dando para guardar os livros direitinho. Eu fico de olho nesses antimofos constantemente, com medo da água vazar ou algo assim. Não sabia que era mais prejudicial para os livros, agora que eu vou dar sempre uma olhada mesmo!
Excluireu gostei da ideia quero organizar uma pequena biblioteca no meu antigo serviço que esta tão abandonada quero dar vida a ela vou aproveitar suas dicas obrigado
ResponderExcluirObrigada pelo comentário, Vanda! Boa sorte com a organização dessa biblioteca, sei que vai tar um trabalhinho, mas vai valer a pena no final!
ExcluirAdorei as dicas e partilhei a imagem da sua estante no meu blog com devido crédito, espero que não se importe!
ResponderExcluirJá sou seguidora!
Muito legais as dicas e sugestões! Parabéns!
ResponderExcluirAh, obrigada Thaíssa!
Excluir